Estamos nos despedindo de 2021, um ano intenso e cheio de desafios, mas que também nos ensinou muito e trouxe várias oportunidades para aqueles que conseguiram se reinventar e se adaptar ao novo “normal”.
Foi um ano no qual pude experimentar descobertas maravilhosas, dentre elas a astrologia. Esta ciência nos permite viver de forma alinhada com as energias que o universo está reverberando através do trânsito dos planetas. Se você ainda não percebeu é porque não parou para prestar atenção quando a Lua está fora de curso por exemplo, e muitas coisas acabam saindo do planejado. A Lua sem “direção”, aumentam as chances de acontecer os imprevistos.
A Lua é um dos planetas com o trânsito mais acelerado, passando mais ou menos dois dias e meio em cada signo. Como a Lua faz referência as nossas emoções, podemos facilmente perceber que ficamos corajosos e impulsivos com a Lua em Áries, ou emotivos e apaixonados com a Lua em Peixes.
Todos nós vamos experimentar essas vibrações, uns mais e outros menos, mas se pararmos para reavaliar como estamos nos sentindo, com certeza conseguiremos perceber a influência do signo. Falo da vibração do dia no meu Instagram @pamastrologa.
Um dos fenômenos astrológicos que mais causam mudanças e transformações no coletivo, são os eclipses. Acabamos de ter um eclipse lunar no dia 19 de novembro no eixo Touro/Escorpião, que abriu a temporada de eclipses nestes signos. Em 2022, nós teremos mais quatro, sendo dois lunares e dois solares. Eles acontecerão nos dias 30/04, 16/05, 25/10 e 08/11. Este último eclipse lunar do ano (19/11) fez referência às transformações emocionais e mudanças, quase como se o universo nos tirasse da zona de conforto para podermos aprender a olhar as situações de outro ângulo.
Os eclipses lunares fazem referência ao nosso passado, trazendo à tona coisas que precisam ser repensadas e analisadas com calma, para tirarmos os ensinamentos de cada situação e a partir delas evoluir.
Mas o último eclipse deste ano foi um eclipse solar que aconteceu no dia 04 de dezembro com uma forte influência do signo de Sagitário, já que o Sol e a Lua estavam neste signo. Os eclipses solares nos fazem referência ao futuro, das coisas que queremos alcançar e até a conquista de planos e objetivos que estivemos trabalhando a algum tempo. Sagitário vai nos trazer expansão, nos ajudando a transcender as barreiras e os limites que muitas vezes nós colocamos nos nossos sonhos.
Por isso é muito importante você identificar no seu mapa astrológico qual casa está em Sagitário, para você ter um direcionamento de como agir da forma mais assertiva para que essa expansão aconteça. Se você ainda não tem o seu mapa astrológico eu recomendo que faça. No site ASTRO.COM você consegue fazer de forma rápida e gratuita o desenho do seu mapa.
Em 2022 também teremos 4 Mercúrios retrógrados, do dia 14/01 até 04/02, depois do dia 10/05 até 03/06, mais um do dia 10/09 até 02/10 e o último do dia 29/12 até 18/01/2023.
A retrogradação de Mercúrio acontece quando o planeta chega mais perto da Terra e nós temos a impressão de que ele está “andando para trás”. Em verdade, essa aproximação potencializa a vibração deste planeta sobre nós. Muitas pessoas acreditam que durante esse fenômeno coisas ruins acontecem e realmente nós ficamos com os pensamentos mais lentos, com a comunicação confusa e muitas coisas eletrônicas quebram ou deixam de funcionar abruptamente e sem explicação. Não é aconselhado nestes períodos fazer grandes compras principalmente se você utilizar o meio digital para efetuá-las e se possível deixar conversas importantes e decisivas para pós MR (mercúrio retrógrado). Pessoalmente eu vejo MR como uma oportunidade de ir mais lento, reavaliar como está o caminho e nos permitir a respirar um pouco.
Anotado todas as datas de eventos mais relevantes que acontecerão em 2022 astrologicamente eu não poderia deixar de fora um último fenômeno que começa ainda este ano e se estende para o próximo ano que é Vênus retrógrado.
Vênus é um planeta que faz referência a beleza, ao amor, a fortuna e às nossas relações. Ela ficará retrógrada do dia 19/12 até 29/01/2022 na vibração do signo de Capricórnio. Isto acontece a cada um ano e meio apenas e durante 45 dias poderemos experimentar fortemente essa influência venusiana.
A minha dica é, olhe com responsabilidade e maturidade todos os aspectos que este planeta rege. Serão dias que nos exigirão uma postura mais adulta em que teremos que levar em consideração as consequências das nossas escolhas. Aproveite para dar um passo além nas suas relações, mas lembre-se de ser responsável com os seus sentimentos e com o do seu parceiro/parceira também.
Olhando de forma geral, 2022 está propenso a grandes conquistas, principalmente se você já estava planejando e tirando os seus sonhos do papel e colocando em prática. Lembre-se que 365 dias passam rápido e esse dias vão chegar independentemente de você começar algo ou não. Então, não deixe para amanhã o que pode fazer por si mesmo hoje. Afinal de contas se não é você, então quem transformará a sua vida?

