Uma imagem bem pensada e personalizada para cada produto, multiplica o envolvimento do cliente com o prato, potencializando e impulsionando as vendas.
Fotografia de alimentos e bebidas
A fotografia de alimentos está presente em nosso dia a dia com um objetivo principal de gerar a vontade de comer, abrir o apetite, e são capazes de trazer a percepção dos sabores, texturas, consistência, temperatura e suculência apenas pelo olhar.
As imagens ilustram cardápios, embalagens, menus de aplicativos e redes sociais, cada uma possui características próprias e deve ser pensada e estudada com base em sua finalidade.
A fotografia de uma bebida deve mostrar ao cliente qual é a apresentação do produto, ou seja, qual o tamanho do copo ou xícara, de qual ingrediente é feito, e ainda, indicar se será consumido quente ou gelado, por exemplo.
O sucesso destes trabalhos fotográficos requer muita técnica, conhecimento e uma boa dose de perfeccionismo. Cada sessão é pensada individualmente, buscando trazer fotos diferenciadas e que expressem a identidade do estabelecimento. São pensados os melhores ângulos, a melhor luz.
A técnica food styling
O food stylist (profissional que faz o food styling) tem um olhar treinado para selecionar os melhores ingredientes, dar dicas e orientar no preparo dos alimentos que serão clicados. Um prato fotografado é formatado de modo totalmente diferente daquele que será preparado para o consumo. O cuidado e a aplicação da técnica incluem desde a maneira de arrumar os ingredientes no prato até a indicação de como o chef deverá grelhar uma carne ou cortar os legumes para que transmitam o máximo de sua beleza e essência. O food styling pode ser compreendido como a maquiagem para comidas e bebidas.
As louças, talheres, copos e acessórios são cuidadosamente selecionados para cada sessão e cada alimento, para que juntos possam contar uma história. As fotos bem elaboradas e produzidas quando apresentadas no site, cardápios ou nas redes sociais certamente irão atingir o estômago dos clientes.
Restaurantes, padarias, confeitarias, cafés e hamburguerias vivem um momento um tanto atípico, onde o contato com o cliente se dá especialmente por meios eletrônicos. O cliente escolhe o que quer comer em um aplicativo ou site, recebe por delivery porque não pode ou não deseja se dirigir até o local. Essa relação pode se estreitar e crescer graças à qualidade das fotos gastronômicas usadas na divulgação.
A assinatura da marca (que remete a cardápio em língua espanhola), surgiu da admiração pela gastronomia e da necessidade de atender aos profissionais do ramo de alimentação da região.
Rafael Correa, apaixonado pelo registro de imagens, trabalha como profissional da fotografia desde 2015. Pós-graduado em Fotografia Aplicada pelo Senac, graduado em Artes Visuais pela Estácio, tem participações frequentes em cursos de aperfeiçoamento e workshops na área da fotografia.
Siga o perfil LaCarta no instagram: instagram.com/lacartafoto