O clima seco como já sabemos afeta não só os animais como também as plantas.
Uma vaca, por exemplo, que fica exposta a altas temperaturas em pastagens sem sombreamento acaba diminuindo sua produção de leite.
Para o caso dos animais bastaria encontrar um local para se acomodar na sombra que ajudaria a melhorar seu conforto térmico. Mas as plantas infelizmente não tem essa capacidade, elas ficam presas ao solo passando por todas as situações de estresses possível, sol forte, excesso ou falta de chuva, ventos, sem poder se mover.
Sendo assim, as plantas naturalmente possuem alguns mecanismos para superar essas mudanças, elas sentem o ambiente, e possuem uma resposta fisiológica de acordo com isso. Quando a planta "percebe" que parou de chover e falta água no solo, ela começa a economizar suas reservas através do fechamento dos "poros" - estômatos - para evitar a perda de água. No entanto, esse mecanismo quando utilizado faz com que as plantas tenham um travamento no campo.
Além do travamento pela falta de água, que pode levar a murcha, a planta diminui a absorção dos nutrientes que ficam dissolvidos na solução do solo, dificultando sua proteção contra algumas pragas e doenças, como a imagem desta plantação de couve que sofreu ataques severos de lagartas, já que elas aumentam sua população nas secas.
Sendo assim, a água é um dos fatores principais para o crescimento das plantas. O solo funciona como um reservatório, armazena água, nutrientes e sustenta um rede imensa de organismos. Através de suas raízes a planta absorve na solução do solo, grande parte dos nutrientes necessários para seu crescimento. Por isso é importante realizar um bom manejo de solo, para aumentar a eficiência da irrigação e aproveitar as chuvas melhorando sua capacidade de infiltração. E embora seja comum a medição de milímetros de chuva, é importante sempre ter a consciência de que nem toda água que cai no solo fica no solo, se não tivermos uma boa estrutura e manter um solo protegido grande parte da água que caiu no solo vai ser perdida ao ser escoada. Existem técnicas de manejo de solo que ajudam na proteção contra insolação direta ou chuvas intensas e contribuem com a conservação da umidade no solo, pois diminui a evaporação da água, conhecidas como mulching.
Texto: Monica Giponi, Agroecóloga e Analista de Desenvolvimento Agrícola na Caisp