Vinte e um anos de elevação à Estância Turística e Ibiúna ainda não conseguiu se desenvolver no turismo e ter este setor como um coadjuvante do crescimento econômico da cidade. A revisão do Plano Diretor de Turismo trará novidades ao setor e implementará roteiros turísticos.
Por anos não se via uma movimentação tão intensa com o objetivo de alavancar o turismo em Ibiúna. Uma cidade com muitos potenciais, até então, não havia encontrado seu mote. Contudo, a reestruturação do PDtur – Plano Diretor de Turismo vem trazendo novidades. Em meados de maio, aconteceu a primeira reunião com empreendedores do setor de turismo de Ibiúna no Sítio Chibana, para revisão do PDTur, realizado a cada três anos.
Nesta reunião, também estava a nova diretoria do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, um órgão local que promove a parceria entre o Poder Público e a Sociedade Civil, de caráter deliberativo e consultivo, sem remuneração (voluntário), para assessorar e colaborar no desenvolvimento turístico da cidade da Estância Turística de Ibiúna. Conduzida por Jorge Salomão da Salomão POtur, este demonstrou otimista com a nova gestão do COMTUR. “O Plano Diretor de Turismo, para ser efetivo, precisa de um trade atuante e um Conselho Municipal de Turismo ativo”, complementa.
Na segunda reunião, realizada em 15/07, Sakura explanou sobre a criação da primeira rota turística, em fase de estruturação, apresentando um esboço de mapa com atrações e empreendimentos no seu entorno. Comentou sobre a busca de parcerias com cidades adjacentes para um turismo intermunicipal. A revisão do PDtur busca aumentar o ranking de Ibiúna no segmento do turismo para não perder o título para os MIT - municípios de interesse turístico.
Ibiúna participa do lançamento do Plano Regional de Turismo da Região Turística Mananciais, Aventura, Artes e Negócios, realizado durante assembleia geral do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud). Com o novo plano aprovado, Ibiúna passa a fazer parte de uma rota turística de atrativos naturais e culturais, que vão de encontro com o Plano Diretor de Turismo Municipal, além de ter sido convidada a fazer parte do Consórcio.
Outro programa que favorece o turismo de Ibiúna é o Verde Urbano. O Programa Municipal prevê adoção de jardins, rotatórias, calçadões, ciclovias e áreas verdes pela iniciativa privada e organizações da sociedade civil, dando o direito, conforme a Lei Municipal 1820/2012, de fixar propagandas e apresentar projeto de modificação e melhoria do local.

