O ciclismo cresceu principalmente no período da pandemia. Um esporte individual, realizado ao ar livre e sem aglomeração. Estas características têm sido alguns dos fatores que fizeram aumentar o número de adeptos em todo o mundo. Em Ibiúna, grupos de ciclistas desbravam a cidade, descobrindo novos caminhos e convidando amigos para esta aventura, surgindo o CICLOTURISMO.
Recentemente foi aprovada pela Camâra Municipal, através da Lei Municipal nº 2444 de 17 de setembro de 2021, a Lei do Cicloturismo com sete rotas para fomentar o turismo na cidade, estimular e incentivar a implantação de ações que tragam melhorias e possibilitem o desenvolvimento integrado ao respeito e preservação do meio ambiente.
As rotas foram elaboradas pelo grupo de ciclistas Ibiúna Mountain Bike, sob coordenação de Waldemar Nieri e Elias F. Alves, apresentando o trajeto, os dados técnicos de quilometragem, altimetria, tempo estimado e dificuldade do pedalo. No projeto das rotas, há a identificação dos espaços do trade de turismo como apoio, bem como os pontos turísticos no percurso e as suas características atrativas que motivam o passeio.
Viabilizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo e inseridas no Mapa Turístico de Ibiúna Online, as rotas cicloturísticas são um marco para criação de outras rotas e a apresentação dos equipamentos do turismo, resgatando a cultura e a tradição, que atrairão a visita aos locais.
O aumento do cicloturismo trará diversificação da economia regional e incremento do mercado com a criação de micro e pequenos negócios, pois o turismo gera efeitos multiplicadores espontâneos como geração de empregos e demanda pela qualificação profissional; conservação do patrimônio histórico e da biodiversidade; a consciência da população local e dos turistas sobre a necessidade de proteção do meio ambiente.
Ibiúna apresenta as rotas cicloturísticas
No dia 25/08, Ibiúna participa de reunião do Conisud - RT Mananciais Aventura Arte e Negócios, tendo como pauta o Cicloturismo.
A secretária de Turismo e Cultura, Sakura Ishibuchi Nanni apresentou as sete rotas cicloturísticas, criadas com o auxílio do ciclista Waldemar Nieri da equipe Ibiúna Mountain Bike, ilustradas no Mapas Turísticos Online de Marcelo Bini, "As rotas estão prontinhas. Agora é fomentar, sinalizar, dar visibilidade, fazer acontecer”, comenta Sakura.
O grupo de RT (Rotas Turísticas), é formado por nove cidades da região, na qual Ibiúna foi convidada através do Sr. Bini, para participar do inventário dos potenciais turísticos entregue para a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.