Os três pilares que mantém viva a Festa de São Sebastião e do Divino Espírito Santo ao longo dos cem anos de romaria: fé, devoção e tradição. A fé une as pessoas e traz multidões à Ibiúna, aumentando a cada ano o número de fiéis que, no final de maio, vem prestigiar uma das maiores festas religiosas do interior do Estado de São Paulo.
O auge da festa de São Sebastião e do Divino Espírito Santo é a romaria dos devotos trazendo para o centro da cidade e levando de volta a imagem do santo protetor que fica durante todo o ano na Capela de São Sebastião no bairro Pocinho, no sertão de Ibiúna.
Contudo, as festividades iniciam com a novena a São Sebastião. Entretanto, este ano começou muito antes com a celebração de cem missas realizadas nas paróquias da cidade. A programação para comemorar o centenário teve muitas atividades: as missas, a novena, a exposição no salão paroquial, o baile e jantar, as romarias, os shows, a Expofest, os sorteios, a entrega de prêmios, a loja oficial, lançamento de livro, finalizando com os jogos de futebol.
O centenário da Festa de São Sebastião e do Divino Espírito Santo este ano teve grande participação do público, que aderiram na aquisição das camisetas, agasalhos e outros itens vendidos na loja oficial, estampando no peito sua devoção e gratidão ao Glorioso santo.