A arte em espaços públicos conta história, marcam épocas, falando muito da cidade. As três obras a seguir estão localizadas em pontos estratégicos de Ibiúna, onde podem ser vistas por milhares de pessoas. Uma ressalta as belezas e cultura da nossa terra. As outras colocam a cidade como um marco na história da luta contra o regime da ditadura militar.
Texto por: Andreza Jasmine/Edilene Niebuhr
Monumento Memorial do Congresso da UNE
Inaugurado em 20 de março de 2010, o memorial é composto pela escultura “ Pessoas Imprescindíveis” da artista plástica e jornalista Cristina Pozzobon, e dois painéis: um com as fotos dos 23 estudantes mortos durante a ditadura e o outro com a lista dos 720 presos durante o Congresso UNE (União Nacional dos Estudantes), em 1968. Este movimento estudantil ocorreu aqui em Ibiúna, em um sítio no bairro Murundu.
O memorial teve parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, e faz parte do projeto Direito à Memória Verdade, que recuperou uma passagem histórica vital para a consciência crítica do povo brasileiro, por meio da realização de exposições fotográficas e seminários, além da instalação de memoriais.
Neste projeto, Cristina Pozzobon tem 12 memoriais no Brasil e seis esculturas distribuídas em locais públicos nas cidades do Rio de Janeiro, Osasco, Florianópolis, Recife, Brasília e Ibiúna.
Monumento na avenida São Sebastião
Homenageando os quarenta e cinco anos do Congresso da UNE em 1968, esta obra de Claudio Tozzi foi inaugurada em junho de 2013. Segundo o artista, é uma homenagem também ao povo brasileiro que luta por uma justiça social.
A técnica aplicada na execução do monumento são tesselas de vidro sobre alvenaria com dimensões de 310x100x100cm. A cor vermelha predominante foi escolhida por ser simbólica, relativa ao pensamento progressista.
Monumento da rodoviária
No início da década de 90, o artista plástico Mauro Andriole ainda residia em Ibiúna. Suas impressões da cidade foram expressadas nesta obra: um lugar de muita harmonia, de uma cultura típica pautada pela receptividade e amizade de seus habitantes; da alegria das festas populares, sobretudo do São Sebastião; os tocadores de viola, muita fertilidade nas plantações; e a riqueza da represa de Itupararanga, onde se praticava a pesca e lazer.
A obra foi feita em concreto, em alto e baixo relevo, recebendo pintura posteriormente.