A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou na segunda-feira (6), o Encontro Municipal de Cultura (EMC), que reuniu vereadores, secretários, imprensa, artistas, músicos, atores, ex-membros do EMC e munícipes que estão ligados ao setor de cultura no município. O encontro foi marcado por palestra, mesa redonda e sensibilização sobre a importância do Conselho Municipal de Cultura.
Na primeira etapa do encontro, o secretário de Cultura e Turismo, Sandro Cobello, explanou diversos tópicos relacionados ao setor, destacou a cultura tradicional e raiz “caipira”, ressaltou o resgate da autoestima e a importância da valorização da cultura local. Também mencionou diversas cidades com suas diferentes manifestações culturais.
O ex-presidente do Conselho de Cultura, André Camargo, reforçou o trabalho em equipe do coletivo, elogiou o grupo que está à frente da Cultura, referindo-se a Ronaldo Dias, diretor de Cultura e disse estar otimista com as ações do poder público. O professor Chiquinho, também se colocou a disposição da cultura municipal.
O prefeito João Mello, deu início ao seu discurso destacando a valorização da cultura, a importância de cultivar as raízes dos jovens, a vanguarda e o privilégio do município de ter uma agricultura forte para atrair empresas. Falou da importância dos conselhos municipais e da iniciativa poder público em executar politicas públicas. “Quem não sabe de onde veio, não sabe pra onde vai”, enfatizou João Mello.
Na segunda parte do evento, foram convidados Gladston Ramos, draumaturgo e diretor de teatro, que contou sua experiência, a editora-chefe da Revista Mais Ibiúna, Edilene Niebuhr, falou do trabalho da revista com total apoio ao artista e turismo local e o músico Marcos Xavier, que retratou suas vivências com a música e como ex-membro do Conselho de Cultura.
O evento reuniu pessoas ligadas ao meio com o intuito de discutir os rumos a serem tomados na cultura local.