São Sebastião livrou Ibiúna, no início do século XX, da gripe espanhola que causava mortes na população das cidades vizinhas e assolou o mundo inteiro nesta época. A fé do povo ibiunense ao santo protetor São Sebastião marcou, desde então, uma trajetória de devoção que se estende ao longo de cem anos de peregrinação e agradecimento pelas graças alcançadas.
“Salve São Sebastião! Salve a nossa lavoura das pragas e proteja nossa colheita”.
Este ano, com o sentimento de gratidão, em torno de quinhentos veículos participaram da procissão dos lavradores, marcando o centenário de louvor e devoção ao santo mártir.
No domingo 19 de maio, os raios de sol iluminavam as duas ruas principais da cidade, que homenageiam os dois santos mais prestigiados em Ibiúna. A Avenida São Sebastião e Rua XV de Novembro ficaram repletas de fiéis que vieram prestigiar o desfile de tratores.
Após missa celebrada no coreto, caminhões, tratores e outros veículos seguiram em direção à praça da matriz onde receberam as bênçãos dos padres das paróquias da cidade, e ofertaram parte de sua colheita como forma de agradecimento pela fartura da plantação, pela terra abençoada e fértil e pela saúde de suas famílias.
Voluntários recebiam as ofertas de flores, folhagens, verduras, legumes e frutas que foram vendidos num grande feirão a preços populares. Logo em seguida o público foi convidado para participar da São Sebastião Expo Fest na área de lazer.
Veja mais fotos na página do facebook da Revista Mais Ibiúna e na página oficial da festa: Festa de São Sebastião e do Divino Espírito Santo.