Os amantes do velho fusquinha puderam comemorar o Dia Nacional do Fusca, realizado em 20 de Janeiro, decretado pela Volkswagen do Brasil por ser a mesma do início da fabricação do carro do País, em 1959.
Texto por: Andreza Jasmine
Com mais de 13 fuscas no encontro, a população ficou admirada quando via o desfile dos fusqueiros nas principais ruas do centro da cidade. O ponto de partida foi na rua XV de Novembro, onde os motoristas reuniram-se para um novo trajeto e uma parada no posto da Avenida Maria Farina Milani.
A criação do Dia Mundial do Fusca ocorreu em um encontro realizado em 1995 na Alemanha e foi iniciativa do Fusca Clube do Brasil. A data escolhida é a mesma que Ferdinand Porsche assinou contrato para o desenvolvimento do "carro do povo”, em 1934.
O Fusca foi produzido no Brasil em dois momentos: o primeiro foi entre 1959 e 1986, com total de 3,2 milhões de unidades fabricadas. O segundo foi em 1993, com apoio do então presidente Itamar Franco. Ele foi feito até 1996, com 50 mil exemplares produzidos.
Em 1998, o Fusca ganhou uma releitura, batizada de "New Beetle". Na segunda geração, a Volkswagen decidiu dar ao carro o nome que o modelo original recebeu. No Brasil, portanto, ele voltou a ser Fusca, no qual foi lançado em 2012.